Rio Grande do Norte receberá mais 51,8 mil doses da CoronaVac esta semana

O Ministério da Saúde confirmou o envio, até o final desta semana, de mais 51,8 mil doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, ao Rio Grande do Norte. A informação foi dada ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião realizada ontem (3), em Brasília. Conforme estimativa da Prefeitura do Natal, o Município deverá receber 13 mil doses, levando em conta o percentual de 25,19% da população do Estado que reside na capital.

As doses serão distribuídas nos postos de saúde da capital e destinadas a complementar a vacinação do restante dos profissionais de saúde ainda não imunizados e os idosos, de acordo com os protocolos. Em 10 dias, Natal vacinou 23.962 pessoas com as primeiras doses contra a Covid-19. Até a noite da última segunda-feira (1º), o “Vacinômetro” da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) marcava a aplicação de 23.362 doses. O restante foi aplicado na terça-feira (2) apenas nas Unidades Básicas de Saúde, com as atividades nos drive-thrus suspensas. Nesta quarta-feira (3), o atendimento foi interrompido temporariamente até a chegada do novo lote.

Com as doses que já estão reservadas aos profissionais de saúde e idosos institucionalizados, o Rio Grande do Norte começa a aplicar a segunda dose da CoronaVac nesse público a partir do dia 10, que é o prazo determinado pela fabricante para aplicação da segunda dose do imunizante.