As ligações em potencial entre a Covid-19 e outras doenças estão sendo cada vez mais investigadas pela comunidade científica na tentativa de compreender os efeitos a longo prazo da infcção causada pelo coronavírus Sars-CoV-2. Uma nova pesquisa, publicada no último dia 16 de março no periódico Diabetologia, sugere uma associação entre casos leves de Covid e o diagnóstico subsequente de diabetes tipo 2.
Conduzida pelos professores Wolfgang Rathmann e Oliver Kuss, do Centro Alemão de Diabetes da Universidade Heinrich Heine em Dusseldorf, e Karel Kostev, da empresa IQVIA, a análise incluiu informações sobre 8,8 milhões de adultos que visitaram 1.171 instituições médicas na Alemanha entre março de 2020 e janeiro de 2021. Isso incluiu 35.865 pacientes que foram diagnosticados com Covid-19.
A incidência de diabetes nos que foram contaminados com o coronavírus foi comparada com a de indivíduos diagnosticados com infecção aguda do trato respiratório superior, mas não Covid. Esse segundo grupo era representado por 46% de mulheres e a idade média era de 43 anos. Os participantes foram pareados por uma série de fatores determinantes como sexo, idade, cobertura de plano de saúde, comorbidades, entre outros.
Os pesquisadores descobriram que novos casos de diabetes tipo 2 foram mais comuns em pacientes que testaram positivo para Covid-19 do que naqueles com outros quadros infecciosos. O risco relativo de desenvolver diabetes tipo 2 no grupo com Covid foi 28% maior do que nas demais pessoas.