RN é um dos 22 estados onde faltam insumos para tratamento de casos da Covid-19

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou um levantamento em que aponta que 22 estados do Brasil e o Distrito Federal estão com seus estoques de medicamentos para a intubação de pacientes graves da covid-19 no vermelho, em 1.500 hospitais referências para o tratamento da covid-19 da rede estadual pública e privada.

De acordo com o levantamento, o quadro tem levado hospitais a recusar pacientes e tem feito médicos usarem morfina em substituição aos medicamentos apropriados. Aqui no Rio Grande do Norte, 9 medicamentos estão em situação “zerada”, na primeira semana de Agosto. Ainda segundo os dados, oito medicamentos estavam com quantidade prevista para durar mais cinco dias. 

Em relação ao uso da Cloroquina, o levantamento mostrou que somente o laboratório do Exército tem em estoque cerca de 750 mil comprimidos de cloroquina, um quarto do que produziu desde o início da pandemia. O custo total de produção dos quase 3 milhões de comprimidos até o momento foi de R$ 1,1 milhão. O Ministério da Saúde afirmou que o laboratório do Exército distribuiu aos estados 1.924.700 comprimidos de cloroquina 150 mg. 

Fonte: UOL (adaptado)