O Rio Grande do Norte será palco, de 26 a 28 de maio, da terceira edição do Brazil Offshore Wind & Power-to-X (BOWPX 2025). O evento é consolidado como o maior da América Latina dedicado à energia eólica offshore e às tecnologias Power-to-X, que transformam eletricidade renovável em produtos como hidrogênio verde, e-metanol, amônia e aço verde.
Com inscrições gratuitas, o encontro é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do grupo de pesquisa Creation, com coordenação do professor Mario González. A iniciativa reunirá especialistas de diversos países, com mais de 800 participantes e tem uma programação intensa que inclui paineis técnicos, palestras, rodada de negócios e curso sobre eólica offshore.
O BOWPX 2025 reforça o papel estratégico do Nordeste, e do RN, em especial, na transição energética e na neoindustrialização ecológica do Brasil, destacando, ainda, o potencial da economia circular e da industrialização verde como eixos de desenvolvimento sustentável e geração de emprego qualificado.
Além do apoio de importantes parceiros institucionais como GWEC (Conselho Mundial de Energia Eólica), ApexBrasil, ABEEólica e Sebrae, o evento ocorre no Rio Grande do Norte. O estado tem o menor custo de produção de energia renovável do mundo, gerando sete vezes mais eletricidade do que consome. A expectativa é que a nova regulamentação da eólica offshore impulsione ainda mais os investimentos em tecnologias verdes no Brasil.
Para mais informações, acesse a página do Creation.