Escutar a sociedade sobre as prioridades para investimentos de recursos e políticas públicas para os próximos quatro anos. É com este objetivo que o Governo Federal, com o apoio do Consórcio do Nordeste, do Banco do Nordeste e de governos estaduais, realiza em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal plenárias do Plano Plurianual (PPA) Participativo. No Rio Grande do Norte, etapa estadual ocorre no próximo dia 25 de maio, das 15h às 18h, no Auditório Master da Escola de Governo (EGRN), Centro Administrativo, em Natal, com a participação de entidades de representação, como conselhos, associações, sindicatos e ONGs. O Governo do Estado lança, na ocasião, o aplicativo para seu Plano Plurianual Participativo — o “RN Participativo”.
Com o tema “Brasil Participativo: Um País com a Cara do seu Povo”, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou a importância da participação popular na formulação de políticas públicas, através da realização das plenárias estaduais, como “uma oportunidade de fortalecer a capacidade do povo de planejar e estabelecer metas e direcionamentos”.
A abertura das plenárias estaduais ocorreu em Salvador, em 11 de maio, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o evento, também foi lançada a plataforma digital Brasil Participativo, que permite que todos os cidadãos opinem na definição de programas e propostas para o país. As plenárias ocorrerão em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, até 10 de julho, encerrando-se em São Paulo.
As inscrições para participar podem ser feitas previamente por meio da página do PPA Participativo (https://www.gov.br/participamaisbrasil/ppa-plenarias) ou presencialmente antes de cada plenária.