RN tem crescimento de 39,8% nas exportações até novembro

O Rio Grande do Norte teve um aumento de 39,8% nas exportações entre janeiro e novembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A soma dos produtos do RN vendidos no mercado externo nesses onze meses de 2024 chegou a 973,2 milhões de dólares. Em 2023, no mesmo período, foram 696 milhões de dólares.

Os números integram o levantamento do Comércio Exterior do RN, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) e pelo Observatório da Indústria Mais RN da FIERN. O levantamento é divulgado periodicamente e apresenta o desempenho das exportações potiguares.

O principal produto da pauta de exportação do Estado, no período, foi óleo combustível, com um valor comercializado que somou, entre janeiro e novembro, 617,9 milhões de dólares. Em seguida, ficaram melões (99,7 milhões de dólares), melancias (40,6 milhões de dólares), naftas para petroquímicas (35,8 milhões de dólares) e tecidos de algodão (27,3 milhões de dólares).

Os principais destinos das exportações potiguares foram Singapura, Ilhas Virgens Americanas e Países Baixos (Holanda). Essa sequência considera também o acumulado do ano nos onze meses.

Os números de novembro apontam exportações do RN que somam 102,9 milhões de dólares, o que, ao considerar apenas os números do mês, indica um crescimento de 64,8% em relação aos mesmos trinta dias de 2023, quando as vendas externas potiguares ficaram em 62,4 milhões de dólares.