Ao atualizar as ações do Governo do RN para o combate à Covid-19, nesta terça-feira, 21, o secretário adjunto de Saúde Petrônio Spinelli confirmou que o Estado tem agora 608 casos confirmados, 2.754 suspeitos, 2.575 descartados, 29 óbitos, oito óbitos em investigação nos municípios de Acari, Baraúnas, Natal, Poço Branco, São Pedro, Parnamirim e Pau dos Ferros e 161 casos recuperados. O 29º caso será incluído no boletim da Secretaria Estadual de Saúde, nas próximas horas, e se trata da primeira morte de uma pessoa em situação de rua. Esta ocorrência, segundo Spinelli, mostra a migração da doença entre as pessoas mais vulneráveis.
Há 92 pessoas internadas nos hospitais em toda a rede, pública (estadual e municipal) e na privada. Destas, 57 em estado crítico, ou seja, que precisam de respiradores. Dos 92 casos, 44 estão confirmados com a Covid-19 e 48 suspeitos. Na rede estadual há 28 em leitos críticos e 9 em leitos clínicos. Estes números mostram um dado preocupante, de acordo com Petrônio Spinelli: a taxa de ocupação de leitos da rede estadual que nesta segunda, 20, apenas um dia antes, era de 21,5% subiu para 28,5% com acréscimo mais forte nos polos de Natal e Mossoró.
Diante deste quadro, o Governo do RN intensifica a abertura de leitos, mas reforça a orientação do isolamento social e cumprimento das regras de proteção. “Precisamos voltar a um patamar mais confortável e para isso precisamos contar com o apoio de todos ficando em casa, protegendo os idosos e mais vulneráveis e usar máscara”, afirmou o secretário adjunto.
Fonte: Governo do RN