O aumento no número de casos de covid-19 no Rio Grande do Norte tem se refletido na ocupação de leitos críticos voltados a atendimento de pacientes acometidos pela doença. Nesta quinta-feira (3), dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) apontam que 79,7% dos leitos críticos disponíveis na região Oeste do estado estão ocupados. A taxa no Rio Grande do Norte supera os 60%.
Nesta semana o RN voltou a registrar 60% de ocupação dos leitos críticos para tratamento da Covid-19, de acordo com dados da plataforma Regula RN. O estado não registrava a taxa de ocupação na casa dos 60% desde o dia 4 de agosto, quando atingiu 61,72%. Em 20 de outubro, esta taxa chegou a ser de 34,56%, o menor índice registrado nesse período, sendo 75 ocupados dos 217 leitos operacionais.
Um relatório divulgado na terça (2) pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN considera que mesmo com aumento de casos da doença após as eleições municipais de 2020, a pandemia ainda está em uma situação de controle no estado. Por outro lado, os pesquisadores recomendaram que governo e prefeituras reforcem as fiscalizações quanto às medidas de prevenção à doença e aumentem a disponibilidade de leitos de UTI, caso a ocupação ultrapasse os 60% por três dias consecutivos – percentual registrado nesta terça. De acordo com o boletim epidemiológico de quarta (2), o RN tem 96.681 casos confirmados de Covid-19 e 2.704 mortes pela doença.