Roma Antiga: modelo em 3D permite passear pela cidade em seu auge

Entusiastas de História de todo o mundo já se depararam imaginando, pelo menos uma vez, em como seria caminhar pelas cidades de algumas das antigas civilizações que o mundo já teve. E recentemente foi lançada uma nova reconstrução digital em 3D de um dos Estados mais importantes de toda a humanidade, que permite sobrevoá-lo e conhecer ainda melhor sua construção: a Roma Antiga.

O modelo digital, chamado ‘Rome Reborn: Flight over Ancient Rome’, foi apresentado pela empresa de tecnologia educacional Flyover Zone. Nele, é possível se ter uma visão panorâmica de vários locais famosos e conhecidos até hoje da Roma Antiga, como o Coliseu, o Panteão, as Termas de Caracalla e o Fórum Romano, todos em seu pleno auge, antes da capital de Roma ser transferida para Constantinopla (atual Istambul, na Turquia), que precedeu a queda do império.

De acordo com o Live Science, em seu auge Roma teve uma população estimada em 1 milhão de habitantes, o que fazia dela a cidade mais populosa de toda a Europa, na época. Espalhados ao longo de 13,7 quilômetros quadrados, haviam construídos aproximadamente 7 mil edifícios e outros monumentos únicos, que podem ser vistos na reconstrução em 3D.

Construção digital
Arqueólogo digital da Escola Luddy de Informática, Computação e Engenharia da Universidade de Indiana, Bernard Frischer é o homem por trás do projeto, que é construído ao longo de décadas. A ideia surgiu em 1974, quando viu um modelo físico da Roma Antiga no Museu da Civilização Romana.

Fonte: Revista Aventuras na História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial