Rússia corta fornecimento de gás à Holanda

A companhia russa Gazprom anunciou nesta terça-feira (31/05) ter cortado totalmente o fornecimento de gás natural para a Holanda. A medida é uma retaliação à recusa da operadora holandesa de energia GasTerra de pagar pelas importações de gás em rublos. A Holanda se junta assim a Polônia, Bulgária e Finlândia, que também tiveram suas importações de gás russo cortadas por Moscou.

A Gazprom afirmou que até 30 de maio não recebeu pelo fornecimento de gás à Holanda em abril, apesar de ter notificado a GasTerra de que pagamentos pelo combustível deveriam ser feitos na moeda russa. Em março, como resposta às sanções internacionais após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Moscou passou a afirmar que só aceitaria o pagamento por seu gás em rublos, e que os compradores teriam que abrir uma conta bancária na Rússia, numa tentativa de valorizar a cambaleante moeda do país.

Compradores europeus acusaram os russos de quebra de contrato e “chantagem”, já que Moscou deixou claro que cortaria o fornecimento de quem não atendesse à nova exigência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial