Grandes empresas de entretenimento de Hollywood, incluindo Disney e WarnerMedia, estão suspendendo os lançamentos de filmes na Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia pelo país.
A Disney adiou a estreia do novo filme da Pixar, “Turning Red”, sobre uma garota que se transforma em um panda gigante, citando a “invasão não provocada da Ucrânia e a trágica crise humanitária”. O filme fará sua estreia nos Estados Unidos, no serviço de streaming Disney+, em 11 de março.
“Tomaremos futuras decisões de negócios com base no desenrolar da situação”, disse a empresa em comunicado. A Disney acrescentou que também trabalharia com organizações humanitárias internacionais para fornecer ajuda aos refugiados.
A WarnerMedia, uma divisão da AT&T, disse que atrasaria o lançamento de “Batman”, novo capítulo da franquia da DC Comics estrelado por Robert Pattinson como o super-herói título. O filme estreia em 4 de março nos EUA e espera-se que seja uma das maiores bilheterias do ano.
A Sony Pictures disse que interrompeu os lançamentos planejados na Rússia, incluindo o de “Morbius”, um spin-off do Homem-Aranha estrelado por Jared Leto. A Paramount Pictures disse que atrasaria as estreias de seus filmes “A Cidade Perdida” e “Sonic 2”. A Universal Pictures, uma unidade da Comcast Corp., juntou-se a eles na tarde de terça-feira.
Hollywood, como muitas outras indústrias, está lutando para saber como reagir à invasão da Ucrânia. A Rússia foi o nono maior mercado estrangeiro para os EUA. filmes em 2019 e muitos lançamentos estão programados para estrear lá. “Vingadores: Ultimato”, o filme de maior bilheteria de 2019, arrecadou US$ 46 milhões no país, de acordo com o site Box Office Mojo.