Suspenso desde maio de 2022, o programa Valores a Receber, do Banco Central (BC), foi retomado no final de fevereiro, com a liberação de consultas para que a população cheque se possui dinheiro a receber. Os interessados podem verificar no site do programa se têm algum dinheiro pendente para resgatar.
Conforme dados do BC, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas somam R$ 6 bilhões em valores a receber. Os saques serão liberados a partir de 7 de março.
Uma das novidades da atual fase do programa é que o sistema permite a consulta de fundos que pessoas falecidas esqueceram em bancos e instituições financeiras. O Banco Central ainda não informou como os herdeiros poderão fazer o resgate, mas há a possibilidade de as instituições financeiras seguirem as regras atuais, definidas pelo Código Civil, como a apresentação de uma ação de alvará ou inventário.
O programa Valores a Receber permite que pessoas físicas e jurídicas consigam sacar dinheiros que foram esquecidos em bancos e outras instituições financeiras.