Sandália romana e restos de armaduras são achados em forte na Inglaterra

O forte romano Magna — hoje conhecido também como fote Carvoran — fica à beira da formação rochosa Whin Sill, no nordeste Inglaterra. Nessa construção, acontecem todos os anos escavações abertas ao público, conduzidas pelo Vindolanda Trust, empresa que administra as atividades envolvendo o antigo forte.

Na temporada de 2024 de escavações, arqueólogos voluntários conseguiram desenterrar descobertas importantes. A lista inclui um altar romano, pedaços de armaduras, cerâmica e restos de sandálias usados por soldados da Roma Antiga. As novidades foram divulgadas pelo Roman Army Museum & Magna Fort.

A construção do forte Magna é anterior a da Muralha de Adriano, que está estrategicamente localizada na fronteira de Stanegate (estrada romana na Inglaterra que ligava diferentes fortes), para proteger a junção das estradas da Maiden Way — uma região importante para o transporte durante a ocupação romana. Estima-se que o forte foi ocupado por soldados entre os anos 85 e 122 d.C.

Foram descobertos quatro pedaços de uma lorica squamata — um tipo de armadura feitas de escamas de metal costuradas em cima de um suporte de tecido, usadas por antigos militares do exército romano na época da República. Em filas horizontais, as escamas teriam sido amarradas ou atadas juntas, e então costuradas a um suporte de malha.

Fonte: Revista Galileu