Saudita é condenada a 34 anos de prisão por posts no Twitter

Uma mulher foi condenada a 34 anos de prisão na Arábia Saudita por suas postagens pacíficas no Twitter, denunciaram nesta quarta-feira (17/08) ONGs de direitos humanos. Segundo um tribunal Ssaudita, por meio de suas atividades online, Salma al-Shihab, de 34 anos, “desestabilizou a segurança social e do Estado”.

“No dia 9 de agosto, o Tribunal Penal Especializado de Apelação emitiu uma sentença de 34 anos de prisão contra ela [Salma al-Shihab], além de proibi-la de viajar ao exterior durante um período similar. Esta injusta sentença tem a ver somente com suas atividades pacíficas e civilizadas no Twitter”, informou o Centro do Golfo para os Direitos Humanos.

A organização destacou que esta é a “condenação mais dura já recebida por um ativista pacífico” na Arábia Saudita, país onde são habituais as condenações a usuários de redes sociais por expressarem suas ideias. Salma é mãe de dois filhos e fazia doutorado na área de saúde bucal na cidade britânica de Leeds. Ela foi presa em 15 de janeiro de 2021, quando viajou para seu país de origem para passar férias com a família.

Fonte: DW Brasil