O Jardim do Éden, local situado no Iraque — famoso pelas citações na Bíblia que o descrevem como farto em vegetação — vive há três anos uma situação de seca, sem chuvas para cultivar seus volumosos pântanos. Ali Jawad, 20, contou ao jornal britânico The Daily Telegraph que o fluxo de rios no local, agora deu lugar a uma vegetação amarelada. “Antes, quando vínhamos para os pântanos, havia vegetação, água e paz interior”, disse.
Como informado pelo UOL, de acordo com a PAX, organização da paz holandesa, 46% dos pântanos sofreram perda total da água superficial entre agosto de 2020 até hoje. E outros 41% dessas áreas apresentaram uma redução no nível de água e umidade.
Seca
Muitas famílias tiveram de se mudar do local nos últimos anos devido à seca que alterou a biodiversidade do local que foi inscrito como Patrimônio Mundial da Unesco em 2016. Além dos humanos, a questão da seca também afeta os animais, como apontado pela Unesco que diz que os pântanos abrigam “inúmeras populações de espécies ameaçadas”.
De acordo com Ahmed Saleh Neema, ativista ambiental, como repercutido pelo UOL, não há mais peixes, javalis e outros animais típicos no local. Para cobrir diferentes necessidades, as autoridades locais estão racionando suprimentos.
Fonte: Revista Aventuras na História