A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE)/RN pretende agilizar medidas que garantirão melhorias às Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa/RN), após o registro de focos de incêndio no galpão de uma das lojas do local, no último dia 20. A SAPE, que é responsável pela Ceasa, não deu detalhes sobre quais melhorias serão realizadas, mas afirmou que elas devem conferir mais eficiência aos serviços. A pasta explicou também que estuda a construção de um novo espaço para abrigar as Centrais de Abastecimento do Estado.
“O Rio Grande do Norte precisa de uma nova Ceasa. Na atual já não cabe nenhum tipo de ampliação e o Governo do Estado estuda um novo projeto”, afirma o secretário de Agricultura e Pesca do RN, Guilherme Saldanha. Segundo ele, no entanto, o espaço atual permanecerá, mesmo se houver a concretização de um novo local. “A Central de Natal vai continuar”, esclareceu. Saldanha evitou falar sobre como seria o novo espaço, mas adiantou que as obras demandariam a adoção de uma parceria público-privada (PPP).
Ele disse também que a construção ocorreria em uma área fora da capital. “Essa nova Central precisa estar numa rodovia duplicada, ou seja, entre Natal e São José de Mipibu (BR-101) ou entre Natal e Macaíba (BR-304). Aqui na capital já temos muitos problemas no trânsito. Na própria Ceasa, eles se multiplicam todas segundas, quartas e sextas-feiras. Natal não comporta uma nova Central”, pontuou.