A apoiadora do Hospital Sírio Libanês para o PROADI-SUS, Letícia Pellegrin, esteve na manhã desta sexta-feira, 25, no gabinete do secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, para discutir o fortalecimento da relação interinstitucional entre o hospital e a Sesap, além do andamento de novos projetos. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) visa apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.
Na Sesap essa parceria se concretiza em três projetos. O Lean Six Sigma nas Emergências, que visa a redução da superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos. O Saúde em Nossas Mãos, que busca a melhoria da segurança do paciente através de práticas de prevenção de infecções no uso de ventilação mecânica, cateteres venosos e sondas vesicais. Também está sendo desenvolvido na Sesap o Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e Preceptoria no SUS (DGPSUS), que promove qualificação dos programas de residência em saúde e da preceptoria de residentes e graduandos no SUS. Este projeto atua também na qualificação do cuidado, por meio de iniciativas educacionais e intervenções no contexto real do mundo do trabalho onde os participantes estão inseridos.
Estiveram presentes ao encontro o subcoordenador de Assistência Farmacêutica, Emanuel Martins, a subcoordenadora de Desenvolvimento Institucional, Inovação e Projetos Estratégicos, Iza Leal, a subcoordenadora de Gestão da Educação em Saúde, Larissa Monteiro, e a Subcoordenadora de Redes de Atenção à Saúde, Samara Dantas.