Secretarias de Saúde do Estado, Natal e Parnamirim lançam nota a respeito de exames laboratoriais do Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde Pública e as Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Parnamirim, na noite desta sexta-feira (20/03), informam que exames laboratoriais realizados nos últimos dias constatam cinco casos do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte. Agora, o Estado passa a ter 6 casos confirmados. Como primeiro caso tendo sido confirmado no dia 12 de março.

Hoje, o Laboratório Central de Saúde Pública do RN iniciou a realização de testes para o novo coronavírus (Covid-19), os quais foram validados pelo Instituto Evandro Chagas e Biomanguinhos. Quatro testes deram resultado positivo para isolamento viral do SARS-CoV-2; desses, três casos são do municípios de Natal e um caso do município de Parnamirim.

O primeiro caso confirmado por Covid-19 é de Parnamirim. Trata-se de paciente com 31 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem a Fortaleza e que teve contato com estrangeiros. Ele passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas.

Três confirmações de munícipes de Natal são respectivamente de paciente de 30 anos, do sexo masculino, com histórico de contato com caso suspeito por Covid-19; paciente com histórico de contato com caso suspeito, de 49 anos, do sexo feminino; paciente com histórico de viagem ao Rio de Janeiro e Santa Catarina, de 37 anos do sexo feminino. Os referidos pacientes passam bem e também seguem as recomendações de isolamento preconizadas em Natal, onde residem.

O quinto caso é de paciente do sexo masculino, de 70 anos, com histórico de contato com caso suspeito. Ao apresentar sintomas realizou exame em laboratório privado e o resultado foi notificado nesta sexta-feira (20) à equipe de epidemiologia do município de Natal. O paciente vem cumprindo as recomendações de isolamento desde que passou a sentir os sintomas. Destacamos que desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Parnamirim.

Por fim, a Sesap-RN e as SMS Natal e Parnamirim reafirmam que este não é um momento para pânico. O Estado vem intensificando a articulação com os municípios para operacionalizar o plano de contingência que prevê a ampliação das ações assistenciais, de vigilância e de educação em saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial