O secretário municipal de Educação de Natal, Aldo Fernandes de Sousa Neto, e os secretários adjuntos de Gestão Escolar e Gestão Pedagógica, e da chefia de gabinete, participaram de uma reunião, na terça-feira (22), com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Antônio Gilberto de Oliveira Jales.
Durante o encontro, realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado, foram apresentados os resultados alcançados nos primeiros 100 dias da atual gestão da Secretaria Municipal de Educação (SME). As ações destacadas reforçam o compromisso da pasta com a melhoria da qualidade do ensino público, da infraestrutura escolar e da valorização dos profissionais da educação.
Entre os avanços apresentados na Rede Municipal de Ensino de Natal, destaca-se a eliminação da fila de espera para a etapa de creche em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com ampliação de vagas inclusive nas escolas conveniadas. Também foi celebrada a adesão ao programa Brasil Alfabetizado, o aumento no número de escolas participantes do Programa Avexadas, além da renovação e ampliação da parceria com o Instituto Ayrton Senna, voltada ao fortalecimento do ensino integral e das competências socioemocionais dos estudantes.
A merenda escolar, rejuste salarial e criação de prêmios também foram elencados pelo titular da SME Natal. “Conseguimos garantir merenda escolar de mais qualidade, realizar concurso público para professores efetivos, conceder reajuste salarial de 6,27% a todos os docentes – com impacto de mais de R$ 2,5 milhões mensais na folha de pagamento – e instituímos a premiação Paulo Freire, para reconhecer o trabalho de professores, gestores e estudantes da nossa rede”, ressaltou o secretário Aldo Fernandes.
A apresentação também trouxe conquistas como a certificação com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, concedido pelo MEC, que é um reconhecimento ao compromisso com a equidade racial nas políticas públicas de educação, e a assinatura do termo de convênio com o Exército Brasileiro para a implantação do programa Forças no Esporte, que alia atividades físicas e cidadania para estudantes da rede municipal.
O conselheiro do TCE-RN, Antônio Gilberto Jales elogiou a iniciativa da SME-Natal em apresentar os resultados de forma transparente e técnica. “É essencial que a gestão pública mantenha esse diálogo com os órgãos de controle, mostrando com clareza os investimentos feitos, os desafios enfrentados e, principalmente, os resultados alcançados. A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso estado, e é animador ver um trabalho estruturado e comprometido com os avanços reais para a população”, afirmou o conselheiro.
Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, a Secretaria Municipal de Educação reforça o compromisso com uma gestão participativa, responsável e focada em garantir mais acesso, permanência e aprendizagem para todas as crianças e jovens da capital potiguar.