A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou ontem, 11, uma nota a respeito de reunião realizada pelo secretário Cipriano Maia, controlador geral do Estado, Pedro Lopes, representando o Governo do Rio Grande do Norte, e cooperativas médicas e diretores de hospitais conveniados para discutir situação das atividades no RN.
De acordo com a nota, foi feito o pagamento da contrapartida do Estado para os municípios de Natal e Mossoró, possibilitando o retorno das atividades contratadas. Ainda segundo a nota da Sesap, o secretário Cipriano Maia fez um apelo aos demais entes federativos para a retomada imediata das cirurgias oncológicas e ortopédicas. A responsabilidade pelos contratos é dividida entre Estado, município e União. Esses dois últimos também têm dívidas em aberto, mas não houve diálogo com os fornecedores. A gestão municipal de Natal foi convidada para a reunião, porém não retornou às ligações e nem aos convites feitos.
A Sesap divulgou ainda que o diálogo ocorreu com seis prestadores de serviços e cooperativas. Foram firmados acordos com o objetivo da retomada plena dos atendimentos à população potiguar, afirmando que os acertos são importantes para desafogar a rede pública de saúde com a realização de cirurgias, em especial o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Na primeira reunião com as cooperativas de anestesistas (Coopanest) e de médicos (Coopmed), ficou acertada a garantia do pagamento mensal e, até o próximo dia 30, o repasse da parcela do acordo, que o Governo do Estado mantém em dia. As entidades condicionaram a retomada dos serviços ao acerto semelhante com a Prefeitura de Natal.
No encontro com os prestadores da área ortopédica e cardiológica, a Sesap assegurou o pagamento do acordo para regularização de dívidas, garantindo a primeira parcela dentro dos próximos dias. Da mesma maneira, os prestadores também aguardam movimento semelhante da Prefeitura da capital.