Secretário de Saúde do RN diz que é preciso ampliar restrições e estuda decretos regionalizados

O Rio Grande do Norte estuda a possibilidade e necessidade de determinar restrições regionalizadas para conter a pandemia da covid-19. O Governo do Estado teve reunião com prefeitos da região Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu para discutir a situação no atendimento dessas áreas, que registraram aumento nos índices da pandemia. Nesta sexta-feira (21), o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, disse que é preciso voltar a restringir.

Levantamento realizado em parceria da UFRN e Sesap aponta que 54 das 167 cidades do Rio Grande do Norte tiveram aumento nos índices de contaminados e transmissibilidade, o que vem resultando também na manutenção do chamado platô da pandemia, que é o ponto mais crítico das contaminações nas regiões. A maior parte das cidades que tiveram o aumento são da Regional Oeste e, por isso, o Governo e prefeitos das localidades acreditam que será necessário implementar medidas mais restritivas.

“Se não há condições de fazer a restrição que o comitê (científico) recomendava manter, temos que ter as outras medidas compensatórias, que é a fiscalização efetiva desses decretos, manter o distanciamento, uso correto da máscara e jamais estar pensando em flexibilizar novas medidas. A abertura das escolas e outras atividades tem contribuído para esse aumento de casos. A gente precisa voltar a restringir”, disse Cipriano Maia.