O titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Paulo Roberto visitou, na última sexta-feira (17), o quilombola Luciano Simplício. Ele foi agredido no último sábado (11), na cidade de Portalegre (RN).
Durante a visita, o secretário reiterou que o ministério acompanha com atenção as investigações e reforçou que o Governo Federal não compactua com a violência. “Viemos aqui deixar primeiramente o nosso repúdio. Acompanharemos atentos as apurações, até a conclusão do caso. Não toleramos a violência e deixamos com a família e com a vítima dessa agressão a nossa solidariedade”, disse o secretário.
O secretário esteve acompanhado por representantes da Secretaria de Assistência Social do município de Portalegre (RN). O órgão providenciou para Luciano exame da Covid, atendimento médico, vestuário e internação para tratar dependência química.
Paulo Roberto se reuniu ainda com o delegado da Polícia Civil, Cristiano Gouveia, responsável pelo caso. “Desde o primeiro momento empenhamos e vamos manter todo o rigor para investigar o caso e dar uma resposta à sociedade”, reforçou o delegado.
O caso
Segundo a polícia, o jovem quilombola Luciano Simplício, de 23 anos, foi agredido, amarrado e arrastado, sem chance de defesa, por um comerciante local. O agressor alegou, ainda que injustificavelmente, estar agindo em defesa do seu patrimônio. O delegado responsável pelo caso confirmou, na noite desta sexta-feira (17), a prisão do comerciante.
Outras agendas
Ainda em Portalegre (RN), o secretário visitou as comunidades quilombolas do Pêga e Arrojado, onde conheceu a realidade dos moradores da região e apresentou as políticas da SNPIR para a promoção da igualdade racial.
Em Mossoró (RN), Paulo Roberto conheceu a Fazenda Experimental Rafael Fernandes, centro de pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A SNPIR firmará parceria para a execução do projeto “Quintais Produtivos: Caminhos para o Desenvolvimento Territorial do Semiárido”, por meio de emenda parlamentar do deputado federal General Girão (PSL/RN).
O projeto vai implantar unidades coletivas de produção de frutas e de mel nas comunidades quilombolas visitadas pelo secretário na região de Portalegre (RN). “Essas comunidades precisam se desenvolver. São comunidades de 150, 160 anos, mas com práticas agrícolas ainda primitivas e a Universidade pode dar esse suporte para o desenvolvimento”, concluiu Paulo Roberto.