O secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, esteve na quarta-feira, 23, na sede do Ministério da Saúde (MS), em Brasília/DF, para acompanhar os principais pleitos já encaminhados ao Ministério para atendimento de demandas da Saúde no Rio Grande do Norte.
Em audiência com o secretário executivo adjunto do MS, Alessandro Vasconcelos, foi discutido o pedido de incremento de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado em várias áreas assistenciais, como a ampliação dos exames de prevenção do câncer de útero e mama no valor de 8 milhões e 259 mil reais/ano; assistência às pessoas com glaucoma, no valor de 1.896 milhões/ano, ambos aprovados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Outro incremento solicitado foi o do teto financeiro do Estado em função do excedente de produção nos serviços, que não são custeados pela União e tem valores que ultrapassam os 56 milhões de reais por ano.
O secretário abordou ainda outras demandas de grande importância para a população potiguar, como a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para todos os municípios do Estado, ampliação do Programa de Cirurgias Eletivas e o pagamento das emendas parlamentares da bancada potiguar. “O secretário foi receptivo, acolheu nossas demandas e se comprometeu a contribuir para o seu atendimento”, afirmou.
A atenção especializada foi tema de audiência na Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES), onde Cipriano Maia foi recebido pela secretária Maíra Botelho, com a qual tratou da implantação da Linha de Cuidado ao Infarto Agudo do Miocárdio no âmbito estadual, a expansão do SAMU e a qualificação da Rede de Urgência e Emergência, além da atenção domiciliar em regime de internação e a habilitação de serviços na rede estadual, a exemplo do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel (HWG), e financiamento dos Planos das redes de atenção às pessoas com deficiência, da rede de urgência e emergência e da rede cegonha, dentre outros.
“Mesmo tendo assumido o cargo há poucos dias, a secretária manifestou seu interesse no diálogo e se comprometeu em apoiar a Sesap nas ações de reestruturação da rede assistencial e na recomposição do custeio de muitas ações que apresentam defasagem no financiamento”, afirmou o secretário.
Para este ano há expectativa de uma visita da titular da SAES ao Rio Grande do Norte para discussão da agenda da atenção especializada no Estado. Ainda como resultado das audiências, foi firmado o compromisso de incluir o RN na experiência piloto de qualificação do cuidado às doenças coronarianas.