Segundo especialista, negação da 2ª onda da Covid-19 faz casos aumentarem no RN

A ciência avisou, o poder público ignorou e os números de casos e mortes pela Covid-19 aumentaram no Rio Grande do Norte. Assim analisa o professor José Dias do Nascimento, astrofísico do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE), da Universidade Federal do RN (UFRN) que projetou no mês de dezembro passado o comportamento de segunda onda do coronavírus. 

“No dia 14 de dezembro, terminamos de rodar os modelos físicos e matemáticos, conhecidos como modelos compartimentais, que fazem uma projeção para os próximos 15 dias ou um mês do que nos aguarda baseado no conjunto de medidas a partir dos dados de óbitos e casos. Esses modelos mostravam nitidamente que haveria sim uma segunda onda em todos os estados do Nordeste”, comenta, ao relembrar que o caso foi repercutido à época pelo Agora RN. 

O pesquisador usa o Modelo Epidemiológico Susceptível, Exposto, Infectado e Recuperado (SEIR, na sigla em inglês) para chegar à sua conclusão. Em artigo, explica ainda que os cálculos e projeções são feitos a partir das séries temporais do número de casos confirmados e número de óbitos. “Infelizmente, está acontecendo exatamente como previsto: há uma segunda onda muito clara no Rio Grande do Norte, nos demais estados do Nordeste e em muitos lugares do Brasil”, garante.

Fonte: Agora RN