Segundo estudo, desmatamento na Amazônia cresceu 56,6% em 3 anos de governo Bolsonaro

O desmatamento na Amazônia cresceu 56,6% durante três anos de governo do presidente Jair Bolsonaro, segundo um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) na última quarta-feira (2). A estimativa alarmante considera agosto de 2018 e julho de 2021 e compara ao mesmo período de 2015 a 2018. Foram usados dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo a pesquisa, o avanço na derrubada de floresta no segundo semestre de 2018 foi consequência das eleições presidenciais naquele ano. A tendência é que isso se repita neste ano eleitoral de 2022, conforme alerta o estudo.

“Estamos subindo degraus rápido demais quanto à destruição da Amazônia e não podemos nos acostumar com isso”, considera Ane Alencar, diretora de Ciência no IPAM e principal autora do estudo, em comunicado. “Quando olhamos para os números dos últimos três anos, fica claro o retrocesso daquilo que o Brasil foi um dia.”

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial