Uma nova determinação do Exército deixou oito unidades comandadas por generais de quatro estrelas sem poder fazer uso do Twitter. A informação foi publicada no Poder360. A Portaria 453 publicada no fim de julho permite apenas que o comando geral e os comandos regionais façam publicações, deixando assim os oito órgãos sob tutela de generais sem a mesma prerrogativa.
Segundo a portaria, a determinação é de que ‘segmentos da instituição’ não tenham perfis na rede e nem façam publicações, pois ‘não se reconhece neles a autoridade de toda entidade’. A ordem é de que as organizações militares excluam os perfis nas redes sociais que estejam em desacordo com o novo regramento.
A portaria também impõe restrições ao que os perfis institucionais curtem, comentam ou mesmo as páginas e pessoas seguidas. De acordo com o documento, os comandos estão autorizados a seguir apenas “perfis de organizações públicas com as quais mantenham relacionamento institucional” e proibidos de seguirem qualquer perfil pessoal.