Segundo levantamento, brasileiro otimista com a Black Friday é bom sinal para varejistas

Uma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos mostra que os consumidores brasileiros precisaram aprender a conviver com as incertezas. Apesar dos desafios do cenário econômico, com a alta inflação minando o poder de consumo, o desejo de ir às compras segue — e um evento promocional como a Black Friday tende a impulsionar as vendas das varejistas. De acordo com o levantamento que ouviu mil pessoas, 71% dos entrevistados pretendem ir às compras durante o evento promocional, o que representa uma alta de 29% quando comparado com o ano de 2021. Além disso, a pesquisa também mostra que os brasileiros estão dispostos a comprar mais do que antes.

Em tempos de bolso apertado, um evento como a Black Friday tem um papel ainda mais importante para o consumidor. A avaliação é de Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o segmento de Varejo do Google, durante o evento Black Friday Connections Stores, promovido pelo próprio Google. Mesmo precisando lidar com a crise, o brasileiro não quer abandonar completamente a compra de itens não essenciais. “Ele está desafiado, mas ao mesmo tempo apresenta otimismo e, com isso, busca as melhores escolhas.”

Wilson Rodrigues, diretor-geral da Faculdade do Comércio, diz à Forbes Brasil que a confiança é um reflexo da retomada econômica após um período em que o varejo foi prejudicado pela Covid-19. “Esse cenário, em que a economia está destravada após os piores momentos da pandemia, faz com que as pessoas ganhem ‘um gás’ para fazer planos. E isso traz força às varejistas, que podem ser beneficiadas pelo evento.”