O semestre letivo 2023.1 para os cursos presenciais e a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será iniciado nesta segunda-feira, 6 de março. Para marcar a abertura do período, uma série de 13 aulas inaugurais presenciais será realizada em Polos de Apoio Presencial da região metropolitana de Natal e do interior do Rio Grande do Norte. O calendário de eventos tem início no dia 9 de março, com aulas programadas para os polos de Guamaré, Macau, Currais Novos e São Gonçalo do Amarante.
Mais de 1.300 vagas para cursos de licenciatura e bacharelado a distância da UFRN foram ofertadas em processos seletivos no final de 2022 e início de 2023. Segundo a coordenadora pedagógica da EaD/UFRN, Lilian Giotto Zaros de Medeiros, “o objetivo da aula inaugural é recepcionar os alunos que estão ingressando nos dez cursos da modalidade a distância da UFRN e, nessa recepção, fazer um convite para que eles venham fazer parte da história da Instituição”. Ainda de acordo com Lilian Zaros, a intenção é apresentar a Universidade para que eles conheçam a UFRN e os cursos ofertados, inclusive de pós-graduação.
Professores que atuam na coordenação dos cursos e na gestão da Educação a Distância na Universidade vão ministrar as aulas inaugurais, cujo tema central será EaD na UFRN: vamos fazer parte dessa história? Direto do Alto Oeste Potiguar, a coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Marcelino Vieira, Francimeire Cesário, explica o calendário de eventos: “estamos com encontro de acolhida planejado para o dia 11 de março e a aula inaugural agendada para o dia 18. Também estamos em fase de planejamento para realizar atividades presenciais e traçar estratégias de engajamento com os novos estudantes”.
Da região Seridó, a coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Currais Novos, Edneide Pinheiro, faz uma avaliação sobre o período letivo. “Minha expectativa é de um semestre produtivo, que estejamos movidos para a ação e perseverantes em nossos propósitos. Vivemos um novo tempo na EaD da UFRN, com o ingresso de novos alunos que se somarão aos já existentes, além dos tutores que integram a nossa equipe, tornando os polos vivos e ativos”, conta.
Toda a programação das aulas inaugurais presenciais está nas redes sociais da Sedis/UFRN e dos polos.