Na manhã desta quinta-feira, 06, uma equipe de fiscalização urbanística da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), promoveu a demolição de um bar, que ocupava uma via pública, situada às margens do rio doce, na comunidade da África, bairro da Redinha, zona norte de Natal. O local, que faz parte da Zona de Proteção Ambiental-8 (ZPA-8), foi totalmente limpo e desocupado para permitir o acesso de ambulâncias à Unidade de Saúde da Família (USF), da localidade. A ação contou com o apoio da Companhia de Limpeza Pública (Urbana) e da Guarda Municipal de Natal (GAM).
O supervisor geral de fiscalização urbanística da Semurb, Rana Santos, que comandou a operação, explica que o responsável pela ocupação irregular foi conhecedor das infrações, desde 2007 quando foi lavrado o auto de infração, com previsão de multa, com o pedido o embargo das atividades e a demolição da construção de forma voluntária.
Segundo ele, nos últimos dias, atendendo a uma decisão judicial, foi realizada uma vistoria no imóvel pelos fiscais e foi constatado que não havia mais mobiliário no local. “Constatamos a retirada dos objetos nas dependências do estabelecimento, assim como alguns materiais da construção do bar. No final de junho, foi reiterada a notificação ao responsável para que ele promovesse a demolição voluntária do bar, num prazo de 48 horas. Tendo em vista o descumprimento dos atos voluntários, foi realizada a demolição pela Semurb do imóvel”, disse Santos.
A demolição visa beneficiar a comunidade e o atendimento de serviços públicos da região. Todo o material resultante da demolição está sendo recolhido por caçambas da Urbana. As denúncias podem ser feitas pela população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no canal da Ouvidoria da Semurb, através do telefone (84) 3616-9829 ou e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.