Senac EAD tem três finalistas no Empreenda Senac

A 14ª edição do Empreenda Senac entra na reta final com a etapa de votação popular, que acontece de 6 a 8 de dezembro. Foram mais de 2000 inscritos na competição de empreendedorismo e inovação voltada para estudantes de cursos: Técnicos, Ensino Médio Técnico, do Programa Educação para o Trabalho, Programa Senac de Aprendizagem, Graduação e Pós-graduação do Senac São Paulo, na qual os participantes desenvolveram diferentes planos de negócios, por meio de suas ideias inovadoras e conceitos de empreendedorismo de forma prática.

Desde 2008, o Empreenda Senac tem como objetivo estimular posturas empreendedoras nos estudantes para que assumam o papel de inovar, criar e realizar seus próprios projetos de vida. Com o crescimento da modalidade EAD, em 2017, os estudantes de Educação a Distância da instituição passaram a integrar a disputa, que antes tinha como público-alvo estudantes do ensino presencial.

Do total das inscrições efetivadas na 14ª edição da competição, três matriculados em cursos de EAD do Senac, sendo um da categoria ‘graduação’ e dois da ‘pós-graduação’, estão entre os finalistas.

Na edição desse ano, os vencedores terão oportunidade de participar do Workshop de Empreendedorismo na prática. A capacitação, ministrada por uma equipe de especialistas, é focada na metodologia de criação de startups e os estudantes poderão esclarecer dúvidas e receber feedbacks sobre as iniciativas desenvolvidas nos projetos.

Projetos e nomes dos finalistas estão disponíveis no portal do Empreenda Senac. Acesse e participe do programa considerado uma das maiores competições de Empreendedorismo e Inovação do Brasil.

Conheça os finalistas do Senac EAD

Carlos Alberto Moura, aluno de pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem (EAD), é um dos finalistas desta edição com a Edutech Capacitar, uma empresa que promove a capacitação tecnológica e atualização pedagógica para professores, baseada em cursos personalizados e inovadores.

A metodologia consiste em fazer o diagnóstico dos conhecimentos de informática do professor, analisar os dados, elaborar uma trilha de aprendizagem individual, aplicar os cursos virtuais, além da gestão e acompanhamento de todo o processo.

“Considero excelente a iniciativa do Empreenda Senac em estimular a cultura empreendedora entre os alunos com a aplicação dos conceitos de forma prática. Isso me ajudou a detalhar as etapas para criar a empresa do ponto de vista de empreendedor de negócios e, como finalista, tive acesso a várias informações, dicas, vídeos, documentos, cursos rápidos e dinâmicas, que foram disponibilizadas e me proporcionaram maior conhecimento sobre o assunto”, destaca Carlos.

Com a proposta de tornar a educação mais inclusiva, Jade Zaniboni Cerejo, também finalista e aluna de pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem (EAD), usou o biscuit para desenvolver alguns elementos abordados em aula com descrição em braile, com o objetivo de proporcionar aos alunos cegos mais autonomia e igualdade de oportunidades no aprendizado de Biologia.

“A importância de ser uma das finalistas é poder dar visibilidade às metodologias alternativas que ajudam professores e alunos. No Brasil, faltam recursos pedagógicos para o ensino de estudantes com deficiência visual. Alguns deles, por exemplo, simplesmente desistem de aprender porque o livro didático não é atrativo o suficiente”, menciona.

Outro projeto selecionado foi a PassarUs, uma agência de planejamento estratégico baseada em práticas sustentáveis para micro e pequenos empreendedores, com objetivo de auxiliar no sucesso desse público, já que dados apontam que cerca de 50% das novas empresas não duram mais que 3 anos, representando um desperdício de recursos humanos e materiais.

Graciela Souza Lopes, aluna da graduação Tecnologia em Marketing e responsável pela idealização da empresa fala sobre como é ser uma das finalistas. “Ter meu projeto como um dos principais me deixa mais confiante para dar continuidade nas ideias que tenho desenvolvido e me faz acreditar que elas poderão ser colocadas em prática. Com essa agência, quero auxiliar os micros e pequenos empreendedores a planejarem sua estrutura de negócio visando ao fortalecimento e estabilização, bem como a utilização eficaz de recursos humanos e naturais”, afirma.

“Estamos contentes com os cases inscritos nesta edição do Empreenda Senac. Foi perceptível o engajamento dos alunos e, isso, nos fez perceber que estamos no caminho certo como educadores comprometidos a auxiliar no protagonismo, olhar crítico e empreendedor. Essa é a essência do Jeito Senac de Educar”, afirma Valquiria Monte Cassiano Rizzo, coordenadora do Grupo Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação do Senac São Paulo.

Para conferir os outros projetos finalistas e participar da votação, acesse a partir de 6/12.

Premiação Empreenda Senac

No intuito de estimular as práticas do Empreenda Senac nos nossos estudantes, mesmo diante do cenário que estamos vivenciando desde 2020, a premiação monetária foi inserida no intuito de ajudar, sendo mais efetiva, atrativa, com dada relevância e importância de incentivar com um capital semente os alunos que desejam ingressar no mundo do empreendedorismo, ou seja, abrir sua empresa, tirando sua ideia do papel e a inserindo no mercado com base no projeto que foi desenvolvido ao longo da competição. Para aqueles alunos com perfil intraempreendedor – que empreendem dentro de uma empresa – a premiação é dedicada para que o aluno invista o dinheiro na sua formação profissional.

Os três primeiros colocados de todas as categorias contam com um Workshop de Empreendedorismo na prática, onde serão abordados conteúdos sobre Educação e Planejamento financeiro para auxiliar o aluno em suas futuras escolhas. Se trata de um dia inteiro de imersão com muitas atividades, conteúdos e de conhecimentos, baseado na metodologia de criação de startups, com direito a mentorias e feedbacks de especialistas.

Além disso, o 1º lugar nas categorias Programas, Cursos Técnicos e Ensino Médio Técnico, levam R﹩ 4.000,00 (Quatro mil reais); nas categorias Graduação e Pós-graduação, Presencial e EAD: R﹩ 6.000,00 (Seis mil reais). Já para o 2º lugar, de todas as categorias: R﹩ 2.000,00 (Dois mil reais); e o 3º lugar, também de todas as categorias: R﹩ 1.000,00 (Mil reais).

Empreenda Senac – uma das maiores competições de Empreendedorismo e Inovação do Brasil

Dentre as iniciativas para promover o empreendedorismo de forma transversal está o Empreenda Senac. A atividade, que está em sua 14ª edição, é considerada uma das maiores competições de Empreendedorismo e Inovação do Brasil e acontece anualmente, com a proposta de tornar a educação empreendedora parte do processo de melhoria do país.

Sobre o Senac EAD

Com 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida no portal da instituição .