Senai RN discutirá na Europa biogás, uso de IA para o setor elétrico e relacionamento com comunidades

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) inicia, neste mês, uma série de incursões técnico-científicas na Europa, com foco em sustentabilidade, em uso de IA (inteligência artificial) e geotecnologia para o setor elétrico, e relacionamento com comunidades em projetos offshore. A agenda inclui compromissos na França, em Portugal e na Dinamarca.

De acordo com o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros, a programação mostra a multidisciplinaridade do Instituto e o atendimento a toda a cadeia de energias renováveis – desde a tecnologia e a prospecção do recurso renovável, até as frentes de operação, manutenção e descomissionamento de projetos.

“A internacionalização do ISI e a participação em debates com pesquisadores de universidades e outros centros de pesquisa são importantes para aumentar o portfólio de soluções que aplicamos no desenvolvimento de produtos e processos para a indústria brasileira, principalmente porque, se já existe uma curva de aprendizado, a gente otimiza o tempo de desenvolvimento da solução”, observa o coordenador.