SENAI-RN e Petrobras concluem 1º curso de transição energética para líderes da companhia

A Petrobras e o SENAI do Rio Grande do Norte concluem nesta sexta-feira (21) o primeiro curso de transição energética para líderes da companhia, realizado desde março no Rio de Janeiro.

No terceiro e último módulo da iniciativa, cuja programação teve largada na última segunda-feira (17), foram abordados aspectos regulatórios, viabilidade técnica e econômica, e questões relacionadas à biomassa e a outras tecnologias.

O programa de capacitação, inédito na Petrobras, está inserido na estratégia de integração de fontes de energias renováveis nos processos operacionais da empresa.

Concebidas por meio de parceria entre a Universidade Petrobras (UP), a Gerência de Transição Energética da companhia e o SENAI do Rio Grande do Norte, as aulas foram realizadas na sede da UP, no Rio. Os conteúdos foram ministrados por especialistas com sólida experiência no mercado.

No primeiro módulo estiveram em pauta temas relacionados à transição energética no Brasil e no mundo, ao mercado brasileiro de energias renováveis, de hidrogênio e à descarbonização. Já no segundo, aspectos jurídicos, ambientais e regulatórios ligados às energias renováveis começaram a ser debatidos. O programa de capacitação teve carga horária total de 60 horas.

“A partir da demanda concreta estabelecida pela Universidade Petrobras para o curso e com o conhecimento e a participação que temos nesses setores, no país, identificamos e convidamos atores chaves em cada um desses elos, que fazem a diferença no mercado com o seu conhecimento”, diz o diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI (FAETI), Rodrigo Mello.