SENAI-RN promove iniciativas por maior diversidade e igualdade de gênero nas formações profissionais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte tem atuado para promover a diversidade na formação profissional e, em 2023, cinco contribuições se destacaram na garantia de oportunidades que proporcionam igualdade de gênero com especializações ou qualificações específicas para mulheres nas áreas de energia eólica, eletricista, refrigeração, hidrogênio verde, além de debates nas escolas sobre o tema da equidade e respeito às diferenças.

“A sociedade tem buscado um mundo diferente nos dias atuais e para o futuro. E dentro dessas diferenças do que tinha no passado, no ambiente industrial, está a participação mais equilibrada da mulher no parque industrial. E o SENAI/RN, em resposta e em consequência desse entendimento da indústria potiguar, não poderia ficar de fora, e suas ações têm buscado dar importância à participação feminina em todas as suas atividades”, disse o diretor regional do SENAI. Rodrigo Mello.

Ele afirma que há uma preocupação em assegurar equidade nas oportunidades, sem discriminação. “A cada dia, nós que trabalhamos para a sociedade como um todo, temos a preocupação de que realmente todos tenham a opção de trabalhar nos bons postos que a indústria brasileira tem ofertado”, apontou.

Uma das contribuições do SENAI-RN foi a Especialização em Energia Eólica para Mulheres. Em parceria com a AES Brasil, o SENAI-RN, por meio do CTGAS-ER, esse curso formou as primeiras mulheres especialistas do estado para operação e manutenção de parques eólicos. Iniciativa receberá o “Selo ODS Educação” em 2024, um reconhecimento ao seu impacto positivo para o alcance de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Na capacitação de eletricistas, projetos do CTGAS-ER, em parceria com a Neoenergia Cosern e com a prefeitura de Natal, contribuíram para a diversidade ao oferecer cursos gratuitos para formação de eletricistas mulheres. Essas ações não apenas fortalecem a autonomia feminina, mas também impulsionam carreiras em um setor historicamente dominado por homens.

Também houve um Impulso no Setor de Refrigeração, no qual o CTGAS-ER formou, em 2023, a primeira turma exclusiva de mulheres para este setor. Essa ação integra o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, um passo significativo em direção à sustentabilidade ambiental. O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ.

A pesquisadora Fabíola Correia, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), ministrou, em 2023, o microcurso gratuito “Power-2-You”, uma introdução ao setor de hidrogênio verde voltada especificamente para mulheres. Essa iniciativa faz parte do projeto H2Brasil, e é implementada pela GIZ e pelo Ministério de Minas e Energia, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

Entre as contribuições para promover a igualdade de gênero, também houve o incentivo ao debate nas escolas. A História em Quadrinhos (HQ) “Superliga contra nuvens de gás”, desenvolvida pelo ISI-ER, foi recomendada a escolas do Brasil, em 2023, pelo Ministério da Educação (MEC) e a GIZ. A HQ integra cartilha com materiais selecionados para aulas sobre transição energética e descarbonização, com ênfase na equidade de gênero e no aumento da participação feminina.