Serviço de Assistência Rural e Urbano entrega amanhã (26) mais de 180 certificados dos apenados que concluíram cursos de elevação e alfabetização, aos seus familiares

Amanhã, 26 de abril, às 14 horas, o Serviço de Assistência Rural e Urbano irá promover um evento no subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. Na ocasião serão entregues aos familiares, os certificados de elevação e alfabetização das pessoas privadas de liberdade e alunos do Projeto – “Educação e Trabalho: Estrada para o Futuro”, uma iniciativa do SAR.

O momento faz parte da programação de encerramento do projeto, que já entregou no mês de março, juntamente com o Tribunal de Justiça – TJ e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), 60 certificados aos alunos privados de liberdade da Cadeia Pública Dinorá Simas, localizada no município de Ceará-Mirim.

Os alunos fazem parte de um dos Projetos do SAR – “Educação e Trabalho: Estrada para o futuro” que em parceria com o Programa “Novos Rumos” do Tribunal de Justiça e com a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Natal, tem o objetivo de elevar a escolaridade e alfabetizar mais de 200 pessoas privadas de liberdade em três unidades prisionais.

Em setembro de 2022 foram formadas cinco turmas de alfabetização, quatro na Dinorá Simas, em Ceará-Mirim e uma na João Chaves (Cadeia Feminina) na Zona Norte, e duas turmas de elevação na Raimundo Nonato também na Zona Norte. As aulas aconteciam três vezes por semana contando com a metodologia da educação popular.

O evento contará com a presença da coordenação do SAR e equipe do projeto, do secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, do Juiz da 2ª Vara Regional da Execução Penal, José Vieira Figueredo, da coordenadora da educação prisional da Subcoordenadoria da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação e Cultura, Raimunda Nadja, da coordenadora do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça, Guiomar Veras, dos diretores das cadeias públicas, da diretora do Departamento de Promoção à Cidadania, a policial penal Vilma Paixão e da desembargadora do Tribunal de Justiça, a magistrada Maria Zeneide Bezerra.