As equipes multidisciplinares dos Centros de Atenção às Vítimas da Violência, do TJRN, participarão de formação na área de Justiça Restaurativa. A formação da primeira turma, composta por 25 participantes, acontecerá na ESMARN, entre os dias 27 e 31 de março.
A formação faz parte de uma estratégia articulada entre o Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do TJRN e dos Centros de Atenção às Vítimas, sob a coordenação do juiz Fábio Ataíde. O projeto dessa formação integra a estruturação do primeiro programa de atenção às vítimas com abordagens restaurativas. É uma formação voltada para equipes multiprofissionais no estado do RN que integram os Centros de Natal, Santo Antônio, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos e Caicó.
“É um produto novo, com uma abordagem diferenciada, porque os Centros de Atenção, juntamente com a Justiça Restaurativa, compartilham as estratégias de paradigma centrado na vítima. A novidade é que estamos fazendo uma capacitação em abordagem específica para equipes multiprofissionais, não vamos trabalhar com conflitos ou estratégias de mediação vítima-ofensor, mas apenas com as vítimas”. De acordo com ele, é um primeiro curso que faz parte de um programa maior.
De acordo o magistrado, outra capacitação está sendo articulada para acontecer presencialmente em Mossoró. “Com esse segundo momento se pretende prolongar as relações com o Comitê de Justiça Restaurativa, fazendo a capacitação das equipes que não vão atuar como facilitadores, mas no atendimento direto à vítima, será uma abordagem interessante onde se presta acolhimento, orientação e encaminhamento”, completa.
A formação faz parte de uma série de treinamentos com as equipes multidisciplinares, o objetivo, segundo Fábio Ataíde, é qualificar a abordagem, o atendimento e mudar o ponto focal de como acontecem os processos relacionais no atendimento à vítima no TJRN.