Sesap disponibiliza protocolos de saúde para consulta pública

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está disponibilizando três protocolos para consulta pública. O Plano Estadual de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde, o Protocolo Estadual de Segurança Medicamentosa e o Protocolo Estadual de Higienização das Mãos foram elaborados por técnicos da Secretaria e estão disponíveis para receber as contribuições de profissionais da rede Sesap e da população em geral.

A consulta pública é feita de acordo com a Portaria nº 789, de 7 de abril de 2022, que estabelece as normas e modo de execução para realização da consulta no processo de formulação de políticas e elaboração de documentos no âmbito da Sesap.

O objetivo é sistematizar as ações e seguir uma rotina unificada que padronize a execução dos procedimentos da equipe multiprofissional dos hospitais da rede SESAP/RN. Os documentos foram elaborados pela Coordenadoria de Atenção à Saúde – CAS, através da subcoordenadoria de Atenção Hospitalar – SUAH, com o olhar de parceiros internos e externos.

Os protocolos estão disponibilizados até o dia 02 de maio de 2023 para consulta pública e contribuições dos profissionais da rede SESAP e população em geral na plataforma Wiki, ancorada no site oficial da Sesap, onde foi desenvolvido um formulário Google para operacionalizar a consulta aos documentos. Eles são referência e inspiração para balizar os protocolos internos dos serviços de saúde. 

Os profissionais da rede Sesap e a população em geral podem acrescentar suas contribuições (alterações, correção ou outras sugestões) para cada tópico dos documentos. Ao final deste formulário, no campo das referências, solicitamos que seja indicado a qual tópico a referência se aplica.

Celebração dos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Dois desses protocolos foram disponibilizados pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente – NESP/RN e pela Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar – CECIH/RN, em homenagem aos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP, celebrados no mês de abril.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu os protocolos de segurança do paciente em razão do pouco investimento necessário para a sua implantação e a magnitude dos erros e eventos adversos decorrentes da falta deles. Os protocolos Básicos de Segurança do Paciente são sistêmicos, gerenciados, promovem a melhoria da comunicação, são instrumentos para construir uma prática assistencial segura, oportunizam a vivência do trabalho em equipes e o gerenciamento de riscos.”

Documentos da plataforma Wiki disponíveis para contribuições:

– Plano Estadual de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde;

– Protocolo Estadual de Segurança Medicamentosa;

– Protocolo Estadual de Higienização das Mãos.