A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP-RN) emitiu hoje, 20, orientações técnicas relativas à continuidade da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 com a distribuição das vacinas da PFIZER e ASTRAZENECA para os municípios do RN destinadas para D1 e D3 para os seguintes grupos:
População de crianças e adolescentes 12 a 17 anos;
Reforço para trabalhadores de saúde;
População geral na faixa etária decrescente de 49-45 anos de idade.
De acordo com a Sesap, o RN recebeu ontem, 19, 24.252 doses da vacina PFIZER e começaram a ser entregues nesta quarta-feira, 20, para D1 da população de crianças e adolescentes entre 12 a 17 anos. Ainda de acordo com a secretaria, 20.004 doses da vacina PFIZER, recebidas em 19/10 e entregues em 20/10 são para D3 dos trabalhadores da saúde.
A Sesap informou ainda que 6.650 doses da vacina ASTRAZENECA, recebidas em 19/10 e entregues em 20/10 são para D2 da população geral na faixa decrescente de 49-45 anos de
idade.
A estimativa do município de Severiano Melo foi ajustada de acordo com a comprovação no E-sus AB, sendo enviadas as doses de ajustes nesta remessa.
A Sesap orienta que diante do elevado número de doses de CORONAVAC nos municípios, foi pactuado em reunião da Câmara Técnica da Vacina ocorrida no dia 01 de outubro de
2021, QUE A POPULAÇÃO A PARTIR DE 18 ANOS DEVE SER VACINADA PARA
D1 EXCLUSIVAMENTE COM O REFERIDO IMUNIZANTE (CORONAVAC);
Como também ficou deliberado que as pessoas que tomaram a vacina do lote 202107101H, que foi posteriormente interditado, devem ser notificadas como erro de vacinação e revacinação, ou seja, o esquema vacinal deverá ser reiniciado com D1. Os municípios que sinalizaram não ter mais público maior de 18 anos para vacinar, uma vez que atingiu uma cobertura maior que 90% e propõem-se a devolver as doses de Coronavac para central estadual, devem fazer a comunicação direta com a regional de saúde, tendo em vista proceder com a devolução. O trâmite deverá ocorrer também via sistema RN+ Vacina na opção ” saída por devolução”.
O intervalo entre as doses D1 e D2 do imunizante Pfizer recomendado é de 8 semanas conforme contido na Pauta de Distribuição 51 “A” do Ministério da saúde, de 16/09/2021. É responsabilidade dos municípios o controle rigoroso da validade dos imunobiológicos, seja por validade no rótulo, após abertura do frasco ou após descongelamento. Devendo fazer comunicação imediata à Regional de Saúde ou Nível Central qualquer ocorrência relacionada às vacinas.