Sesap inicia ciclo de capacitação do Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho é uma das medidas importantes para acompanhar a condição de saúde da criança desde o seus primeiros dias. O furinho feito no pé no recém-nascido, tecnicamente chamado de triagem biológica neonatal, pode eventualmente identificar diversas doenças, como a fibrose cística. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove, ao longo de 2023, uma série de capacitações junto aos municípios do Rio Grande do Norte para qualificar a realização do exame.

O primeiro ciclo de capacitações acontece a partir desta terça-feira (16), em Mossoró, reunindo municípios do Oeste Potiguar e do Vale do Açu. O planejamento da Sesap, coordenado pela área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, é atender todas as 167 cidades potiguares até o fim do ano.

O trabalho durante os ciclos de capacitações é voltado, especialmente, à sensibilização dos profissionais, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam na atenção primária em saúde, orientando sobre a importância do exame desde o pré-natal, e qualificação dos trabalhadores para a coleta do exame no período ideal, que é do 3º ao 5º dia de vida da criança.

A capacitação, que é conduzida por enfermeiros e bioquímicos da Sesap, também trata do envio adequado do material sanguíneo recolhido das crianças ao Laboratório Central de Saúde Pública Almino Fernandes (Lacen-RN), que é a unidade responsável por realizar os exames.

O Teste do Pezinho é feito gratuitamente dentro do SUS. Ele identifica seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. A coleta não traz riscos à saúde da criança, sendo um procedimento rápido e pouco invasivo, ampliando a qualidade de vida da criança nos casos de confirmação da patologia, com a possibilidade de iniciar o tratamento o mais rápido possível.