Sesc e Prefeitura de Natal formalizam cessão do Teatro Sandoval Wanderley

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc RN, e a Prefeitura do Natal oficializaram, nesta segunda-feira (30), a assinatura do termo de cessão do Teatro Sandoval Wanderley, localizado no Alecrim, Zona Leste da Capital. A parceria com a Prefeitura de Natal marca um importante passo para reativação das atividades no espaço cultural, que se encontrava fechado há 15 anos.

Com a assinatura do termo, o Sesc assume a gestão do Teatro e nas próximas semanas, a entidade seguirá com o processo de montagem de móveis e equipamentos. Em 2024, o Sesc já destinou um orçamento de R$ 600 mil para equipar o teatro e prevê mais R$ 2 milhões em investimentos para 2025.

O objetivo é devolver à comunidade um espaço multifuncional, destinado a espetáculos teatrais, musicais e outras manifestações artísticas. A expectativa é que o equipamento passe a integrar o calendário cultural da cidade, fortalecendo a cena artística potiguar e democratizando o acesso à cultura.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância da parceria. “O Sesc tem expertise no ramo cultural, administrando cerca de 120 teatros pelo Brasil. Agora, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, vai dar vida ao Teatro Sandoval Wanderley, que estava fechado há 15 anos. Vai trazer cultura ao coração do comércio natalense”, afirmou.

Nos próximos três meses, será divulgada a programação do Teatro Sesc Sandoval Wanderley para 2025. Todas as atividades deverão ser acessíveis e inclusivas, priorizando a inclusão de artistas e produções locais.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, reforçou os benefícios esperados. “O Sesc já tem essa parceria em várias outras cidades e estados. Agora aqui em Natal, o Teatro Sandoval Wanderley também ficará a cargo do Sesc, Sistema Fecomércio, que começa a administração e funcionamento do equipamento cultural. O teatro foi totalmente refeito, modernizado e recuperado, e será um grande avanço para a cultura e para o povo de Natal”, afirmou.

A assinatura do termo reflete o compromisso do Sesc RN e da Prefeitura em valorizar o patrimônio cultural de Natal, contribuindo para a construção de uma sociedade mais participativa e culturalmente rica. Estavam presentes no ato da assinatura, além do prefeito e do presidente do Sistema Fecomércio RN, o diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, o secretário do Gabinete Civil, Johan Xavier e o secretário adjunto municipal das PPPs, Polian Torres.