SESI ESCOLA RN é referência nacional no uso da plataforma Letrus para prática de redação

A SESI Escola Rio Grande do Norte é considerada ‘Referência Letrus’, tendo conquistado, através de suas unidades de São Gonçalo do Amarante (SGA), Macau e Mossoró excelente desempenho no ranking da plataforma para prática de redação. Ao todo, foram cinco primeiros lugares no âmbito do Ensino Médio (EM) e Ensino Fundamental (EF). Sendo primeiro lugar em Engajamento Geral, primeiro lugar em Engajamento (9EF a 3EM), primeiro lugar em Engajamento (6EF a 8 EF), primeiro lugar em nota na Grade Enem (9EF a 3EM), e primeiro lugar em nota na Grade Única (6EF a 8EF).

“Eu sei que esse resultado é fruto do trabalho dos profissionais da educação e da dedicação dos professores, de incentivar a prática da escrita”, comemora o superintendente do Serviço Social da Indústria, Juliano Martins, que anunciou o resultado em sua apresentação durante visita de gestores do Sistema FIERN realizada ao interior do Estado.

De acordo com o professor que coordena as Oficinas de Redação da SESI Escola, Fernando Laerty Ferreira da Silva Pedro, a Letrus é uma plataforma de correção de gêneros textuais a partir de inteligência artificial, o que permite ao professor e ao aluno a exploração de diversos temas de redação.

“A Letrus é utilizada no departamento regional do Rio Grande do Norte desde 2022 e é muito mais do que uma inteligência artificial responsável por corrigir redações. Além de proporcionar uma correção em segundos, os alunos enviam na plataforma as suas redações e na sequência já recebem os resultados, os feedbacks, o que pode melhorar, quais são os pontos de atenção. Há toda uma jornada de aprendizado que eles seguem”, explica.

O professor detalha que as jornadas, as chamadas “trilhas”, correspondem à pré-escrita. “Eles recebem textos motivadores para orientar a discussão do tema. De alguns questionários, algumas atividades, criam alguns pequenos textos, depois disso submetem a redação na plataforma, e então se tem a pós-escrita, que seria a avaliação que a Inteligência Artificial faz da redação”, acrescenta.

Fonte: FIERN