O dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril será comemorado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (10) em sessão solene. Na ocasião, cada deputado estadual irá homenagear um profissional da imprensa do RN, das mais diversas áreas de atuação.
“É um reconhecimento da Casa Legislativa aos profissionais que no dia a dia, ao levar informações, cumprem um importante papel social na manutenção da democracia e na proteção dos direitos e garantias individuais”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).
A solenidade ocorrerá no Palácio José Augusto, às 9h.
Dia do jornalista – O dia do jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no ano de 1931 como uma homenagem a Giovanni BattistaT Libero Badaró, mais conhecido como Libero Badaró, sendo celebrado no dia 7 de abril.
Giovanni Badaró foi médico e jornalista, assassinado em 1830, em São Paulo. Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.
Homenageados
Anna Karinna Cavalcante da Silva
Badóglio Araújo (In memoriam)
Camilo José Cunha Torquato
Caroline Reis de Araujo
Chrystian de Saboya
Cristina D’Oliveira Vidal Bezerra
Danilo Bezerra Vieira
Donato Tadeu Fernandes
Elaine Vládia Silva de Oliveira
Fernando Fernandes de Oliveira
Heloisa Macedo
Jener Tinôco de Andrade
Leandro Luís de Almeida Cunha
Liciane Gurgel Viana Araruna
Mara Godeiro de Souza Duarte
Maria Suerda de Medeiros
Mariana Pinheiro Carvalho
Ronaldo Tavares da Silva
Salatiel Maciel de Souza
Sérgio Henrique Santos da Silva
Stênio Dantas de Azevêdo
Thiago Theodoro Lajus
Wallace Maxsuel de Azevedo
Wllana Santana Dantas Pereira