Setembro Amarelo: Semtas promoveu palestra sobre prevenção do comportamento autodestrutivo

Na última segunda (25), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizou palestra de conscientização sobre a prevenção do comportamento autodestrutivo, como parte das ações do Setembro Amarelo. O evento, organizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor (NASS), ocorreu no auditório do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, e teve como palestrante o médico psiquiatra Adriano Araújo.

A palestra intitulada “Para Além do Amarelo: como melhorar a prevenção do comportamento autodestrutivo”, consistiu em mais uma das várias atividades promovidas pelo NASS, durante todo o ano, voltadas ao cuidado da saúde mental.

Na ocasião, o médico psiquiatra Adriano Araújo, ministrou o tema para cerca de 80 servidores da Semtas, onde destacou a importância urgente de se falar abertamente sobre o combate ao estigma e como o acolhimento ainda é a melhor ferramenta para a prevenção do suicídio.

Bem como, estar atento às complexas causas por trás desse comportamento. Enfatizando que o suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial que envolve diversos fatores, incluindo sociais, biológicos, psicológicos e culturais.

Para a Psicóloga do NASS, Pollyanna Melo, “O evento se configurou em mais uma relevante oportunidade para reflexões a respeito da temática saúde mental”, pontuou Melo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 mil pessoas tiram suas próprias vidas anualmente em todo o mundo. Muitos desses casos de suicídio estão associados a transtornos mentais, tornando crucial a busca por assistência profissional adequada e o tratamento eficaz desses distúrbios.

Mentalizando

O Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor (NASS) desenvolve ações, durante todo o ano, no intuito de promover o cuidado da saúde mental dos servidores, que compõem a SEMTAS. Dentre essas ações estão rodas de conversa, acolhimento psicológico, palestras e o “Mentalizando” (distribuição de folders informativos sobre temas referentes à saúde mental).