No próximo 20 de maio, a SETHAS, por meio do Proarte (Programa Estadual do Artesanato do RN), vai realizar a 1ª edição do projeto “Mãos que Constroem História”, evento em alusão o Dia do Artesão que oficialmente é comemorado em 19 de março.
A programação será no pátio da Escola de Governo, no Centro Administrativo, das 15h às 19h. Segundo a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, a celebração em alusão ao Dia do Artesão é um reconhecimento do governo do Estado a esta importante categoria profissional que no Rio Grande do Norte é responsável pela movimentação de mais de R$ 1 milhão por ano em peças comercializadas.

O Proarte tem como finalidade, o fortalecimento e o fomento do desenvolvimento do artesanato potiguar. “Isso deve ser implementado de forma integrada ao turismo e à cultura, tendo em vista a melhoria das condições de vida dos artesãos e a preservação dos aspectos culturais e ambientais do Estado”, destaca a titular da SETHAS.
A subcoordenadora do Proarte, Graça Leal, ressalta que o artesanato é uma das mais importantes manifestações culturais de uma nação. “Através dele o povo expressa sua maneira de ser, pensar e viver”, pontua.
O artesanato, complementa Graça Leal, reflete o meio natural que o cerca. Ela frisa que apesar dos investimentos criados para fomentar o artesanato brasileiro de um modo geral, é necessário investir na divulgação e fomento do artesanato de forma mais efetiva, em todos os níveis de governo, como faz o governo Fátima Bezerra.
“Apoiamos os profissionais por meio de seleção pública para que estes participem de feiras e eventos do artesanato no Estado, no Brasil e no mundo”, conclui a subcoordenadora.
Projeto
O projeto Mãos que Constroem História tem como principal objetivo promover a celebração aos profissionais do artesanato, resgatar sua memória e divulgar seu trabalho que tem a ver com a cultura do território onde exercem sua profissão. No evento do dia 19 haverá apresentações culturais com o grupos Afoxé Estrela da Manhã, Congos de Combate São Gonçalo/RN, Ciganos – Cris Ruas e Deusa do Forró.
Esta 1ª edição terá como público destinatário, artesãos e artesãs, associações, cooperativas e população em geral com programação cultural que inclui participação de artistas e grupos locais.
Programação
15h – Abertura e acolhimento
15h40 – Afoxé Estrela da Manhã
16h20 – Congos de Combate
17h – Ciganos
18h às 19h30 – Show de Encerramento.