O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, e a Câmara de Indústria e Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha, certificaram nesta quarta-feira (31), em Natal, 11 profissionais do setor de energia solar distribuída, em um momento de forte expansão da atividade no estado. A expectativa é que a iniciativa ajude a fortalecer a qualidade e as boas práticas dos serviços que chegam ao mercado consumidor.
Os profissionais atuam em empresas da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) e foram submetidos ao processo de certificação como instaladores de sistemas fotovoltaicos – os sistemas que geram energia solar em residências e estabelecimentos comerciais e industriais de micro, pequeno e médio portes.
Profissionais na área da instalação representam mais da metade da força de trabalho empregada no setor no Rio Grande do Norte. Este ano, segundo projeções da APER, cerca de 4.500 empregos diretos são esperados na energia solar distribuída no estado e 70% das vagas devem ser abertas para essa ocupação.
“A atividade de instalação é uma das que mais crescem no estado e o processo de certificação tem a pretensão de atestar quais são os profissionais com competência comprovada. Isso é fundamental, especialmente em um setor que tem acelerado tanto”, diz o diretor do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, destacando as parcerias com a Alemanha e a APER como fundamentais para o avanço dessa fonte de energia e do mercado com qualidade.
Qualificação
Para o vice-presidente da APER, José Maria Vilar, “a certificação é importantíssima na busca por qualificação dos profissionais, notadamente por ser realizada por uma instituição com o conceito e a credibilidade do SENAI/CTGAS-ER”. “Além disso, vem perfeitamente ao encontro da Visão da APER, que é ‘tornar as empresas associadas reconhecidas em relação às demais no mercado, pelo seu diferencial de qualidade e confiabilidade’”.
Na avaliação dele, “a certificação confere maior confiança e segurança aos clientes que optam pela energia solar”. O setor, acrescenta, vem crescendo de forma acelerada no Rio Grande do Norte, a um ritmo de 9,61% ao mês em 2021, que também é esperado para este ano. A expectativa é de conexão de mais 35.742 sistemas de energia solar à rede no estado em 2022, o que representa um investimento estimado superior a R$ 1,2 bilhão.
“Isso representa um desafio muito grande para que esses serviços sejam executados com o máximo de qualidade e, nesse sentido, a ampliação da parceria com o SENAI/CTGAS-ER será cada vez mais importante”, continua José Maria Vilar.
A certificação
A certificação dos instaladores foi realizada como parte de um acordo de cooperação firmado em 2021 entre o SENAI-RN, o CTGAS-ER e a APER para capacitação e desenvolvimento profissional no segmento de energia solar fotovoltaica. A ação faz parte do Projeto Verena, executado pelo SENAI e o CTGAS-ER em parceria com a EIC Trier.
O processo de certificação que nasceu como fruto da iniciativa é desenvolvido com metodologia inspirada na Alemanha – país líder europeu em geração de energia solar – e envolve provas teóricas e práticas para avaliar, por exemplo, planejamento, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a montagem correta dos sistemas.
As atividades foram realizadas em novembro de 2021, sob supervisão de especialistas do CTGAS-ER, do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte, do mercado e da Alemanha, em um processo, que, frisa a coordenadora do Projeto Verena, Amora Vieira, “corrobora com a estratégia do SENAI de qualificação profissional por meio de ações diferenciadas, que propiciam ao aluno uma experiência singular para o desenvolvimento da carreira”.
A cerimônia de entrega dos diplomas foi realizada no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN em Natal, complexo que sedia o CTGAS-ER. Foram certificados na ocasião profissionais das empresas Rota Solar RN, AMG SOLAR, RP Engenharia de Energia, Servindu – Serviços Industriais, Enerbras Energias Renováveis, Gouveia Engenharia, Cabugi Solar, New Energy Energias Renováveis, Casa Solar e IT SOLAR.