Shows e apresentações populares marcam requalificação da Praça do Cruzeiro e Beco das Cores nesta quinta-feira (4), na Vila de Ponta Negra

Nesta quinta-feira (4), a partir das 17h, a comunidade da Vila de Ponta Negra vai receber as obras de requalificação da Praça do Cruzeiro e do Beco das Cores, numa ação conjunta das secretarias municipais de Cultura (Secult-Funcarte), Serviços Urbanos (Semsur), Limpeza (Urbana), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Turismo, da Prefeitura do Natal. Na abertura terá a entrega oficial do novo espaço por parte do Prefeito de Natal, Álvaro Dias. Na sequência tem apresentação da Orquestra Terra do Sol e seus convidados que farão o circuito entre a Praça e o Beco das Cores com todos os grupos e folguedos populares da Vila.


Associação Cultural do Bom Pastor – pastoril e boi de reis, grupos, coletivos e Folguedos Populares como a Lapinha, Congos, Mestre Arraia e os Tubarões, Bambelô Cajueiro Abalou, Pastoril Estrela do Amanhã, Zoada de Bilro e os Protetores da Praça. O secretário Dácio Galvão vai apresentar o Programa de Integração Cultural “Rotas, Circulação Artística”, que vai agrupar espaços como a Arena Esperança (Cidade da Esperança), Beco das Cores (Vila de Ponta Negra) e Jesiel Figueiredo (Zona Norte) através de Arte Urbana e outros segmentos da cultura. Na ocasião teremos pequena mostra artística com Repente, RAP, Dança de Rua, Viola e Batalhas de Mcs. Fechando a noite com as apresentações de Mariana contando história e o Show de Jamilly Mendonça e a Caixinha de Música.
“A ação na Vila de Ponta Negra começa a partir da mobilização do coletivo artístico que lá reside para impulsionar aquele território criativo. A ação envolveu secretarias como a SEMSUR, SEMTAS, STTU, URBANA e TURISMO. A requalificação da Praça do Cruzeiro e do Beco das Cores faz parte de uma ação da prefeitura que envolve também a requalificação de outros espaços artes e vai dialogar com Programas e Projetos em áreas como a Arena Esperança e o Jesiel Figueiredo”, explica o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.


A repaginação dos espaços faz parte da política pública de integração cultural, turística e da economia criativa mantendo suas características e ampliando ações em parceria do poder público com a iniciativa privada. A Praça do Cruzeiro foi contemplada com um novo passeio, com acessibilidade, bancos novos, pintura geral, iluminação em LED – que aumenta a luminosidade da área e consome menos energia-, além da implantação de um caramanchão. O tradicional Cruzeiro foi mantido e revitalizado. Dentro da estrutura do caramanchão foi implantada uma Academia ao Ar Livre. O Beco das Cores foi repaginado com artes em grafitti, novo espaço para pedestres, limpeza e iluminação.


AÇÕES
O projeto As Cores da Vila assumiu a responsabilidade de cuidar da praça através do Projeto Mais Verde da secretaria de SEMSUR (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) que busca compartilhar com a população a responsabilidade de conservar, manter praças, canteiros, jardins, parques e logradouros públicos para uso adequado pela comunidade. As duas empresas privadas somam esforços e se juntam ao Projeto As Cores da Vila para a manutenção e cuidados da praça: O Supermercado LIGZARB e o atelier Botânico CASA FLOR. No dia da inauguração da praça haverá a entrega dos certificados aos protetores.