Sindicato dos Jornalistas do RN emite nota de repúdio contra declarações do senador Styvenson Valentim à imprensa do estado

O senador Styvenson Valentim postou em suas redes sociais, no domingo (21), um vídeo ao lado da família, para justificar o auxílio emergencial que a irmã, desempregada, está recebendo. Além disto, utilizou da mesma ferramenta social para criticar toda a imprensa do Rio Grande do Norte por ter noticiado o fato. 

Ora, em momento de autopromoção quando fazia parte da Lei Seca do RN, Styvenson fazia questão de utilizar a mesma imprensa para mostrar seu trabalho. Agora, quando os veículos de notícia mostram algo tão comentado em todo o Brasil, que é o recebimento do auxílio emergencial, até por familiares de parlamentares, é motivo de crítica por parte do parlamentar.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte publicou nesta segunda-feira, 22, uma nota de repúdio contra as declarações do senador. Confira:

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte vem a público para repudiar as afirmações do Senador Styvenson Valentim quando acusa e generaliza a imprensa potiguar de “(…) porque a imprensa é suja, a imprensa do Rio Grande do Norte é baixa mesmo, é suja mesmo (…)” quando de uma fato ocorrido com um familiar seu, que não vem ao caso expor a família, como fez o Senador, infelizmente. Tais esclarecimentos poderiam ser feitos de outra forma, mais comedida, sem a publicidade que se tornou expondo a todos. No Estado Democrático de Direito, a liberdade de expressão e imprensa são pilares que devem ser mantidos por todas as instituições para tornar claro os fatos e acontecimentos da nossa sociedade, principalmente quando envolvem agentes públicos. O Senador Styvenson, quando ainda militar da polícia e coordenador da blitz da Lei Seca, ganhou notoriedade através dos meios de comunicação o que o credenciou a ser candidato ao Senado Federal. Se tornando um agente público a sua visibilidade ficou ainda maior por defender bandeiras da moralidade, tendo que e ser capaz de tratar com sobriedade, sensatez e equilíbrio as críticas a ele imputadas. O SINDJORN pede ao Senador Styvenson Valentim que se retrate da sua afirmação, revelando a sobriedade e equilíbrio de um agente público, considerando que há meios legais para agir se sentir-se atingido em críticas e comentários.

Alexandre Othon

Presidente SINDJORN”