Sindsaúde RN denuncia que equipamento novo do Hospital João Machado está sendo mantido na área externa da unidade, embaixo de uma mangueira

O Sindicato dos Servidores em Saude do Estado do Rio Grande do Norte – Sindsaude/RN denunciou nesta quinta-feira, 18, que uma máquina de esterelização de materiais cirúrgicos, que chegou recentemente ao Hospital Dr. João Machado, está sendo mantido na área externa do prédio. Segue a denúncia:

“Equipamento caro, novo e jogado ao relento. Essa é a situação de uma autoclave nova (máquina de esterilização de materiais cirúrgicos), que chegou recentemente ao Hospital Dr. João Machado, mas que devido a falta de planejamento da unidade, encontra-se encaixotada embaixo de uma mangueira. Por ser muito grande, não existe um local apropriado para guardar a máquina . Além desta, outras autoclaves se encontram desmontadas e sem funcionamento na entrada da Central de Material e Esterilização (CME) do hospital.


A falta de planejamento para a estruturação do João Machado – que antes era exclusivamente uma unidade psiquiátrica e agora passou a ser um hospital geral – afetou diretamente a logística de funcionamento do próprio hospital. Pois mesmo com o novo equipamento, não existe um local apropriado para ele  ser montado, uma vez que a atual CME da unidade é pequena e ultrapassada. Enquanto as autoclaves que deveriam estar em pleno funcionamento não foram instaladas, os materiais cirúrgicos usados no hospital estão sendo esterilizados pelo Centro de Esterilização de Natal (CENAT), órgão que presta serviço terceirizado ao João Machado.


Ainda de acordo com a denúncia recebida pelo Sindsaúde, a informação que circula pelo hospital é de que as autoclaves só serão instaladas quando criarem uma nova Central de Materiais e Esterilização, promessa antiga do Governo do RN. “Dizem que só vão instalar quando fizerem a nova cme. Quando? ninguém sabe…Sei que quando a cme sair do papel a autoclave já estará na sucata”, afirma uma servidora da unidade, que não quis se identificar.


Para o diretor do Sindsaúde/RN, Breno Abbott, é preciso providenciar com urgência um depósito para guardar a autoclave nova, e construir o quanto antes a nova Central de Material, “nós do sindsaúde, achamos um absurdo o governo de Fátima Bezerra pagar por um serviço que poderia ser realizado dentro do próprio hospital. Às autoclaves estão novas e funcionando, só precisam de um local apropriado para serem instaladas”, afirma o diretor do sindicato.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial