O presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, e os diretores do Senac RN, Raniery Pimenta (Regional) e Leandro Trigueiro (Educação Profissional) estiveram em Pernambuco na sexta-feira, 03, onde assinaram o termo de cooperação com a Fecomércio PE para implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local DEL nos municípios de Sirinhaém, Tamandaré e Fernando de Noronha.
A iniciativa visa implementar uma política de turismo por meio de um modelo de gestão participativa, capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável e garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, gerando uma melhor qualidade de vida nos municípios contemplados.
O programa DEL Turismo prevê a construção desse modelo de gestão envolvendo as prefeituras, empresários do trade turístico e comunidade organizada de cada cidade.
“Para estes municípios que já vivenciam o DEL Turismo, os frutos são inúmeros. Agora, vamos iniciar um trabalho para além do território potiguar e que certamente renderá muitos frutos com reflexos diretos e positivos para o turismo pernambucano”, celebrou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Pernambuco será o segundo Estado do Nordeste a implantar a metodologia que une atores nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento do turismo local. Para tanto, foi firmado um termo de transferência de tecnologia com o Sistema Fecomércio RN, que executa o programa no Nordeste, por meio do Senac.
Na oportunidade, a comitiva potiguar visitou as instalações do Hotel Sesc Guadalupe, o primeiro hotel do regional no litoral, acompanhados do presidente do Sistema Comércio PE, Bernardo Peixoto.
DEL Turismo
O Programa DEL Turismo tem como finalidade desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, ajudando a fortalecer a economia e melhorar a qualidade de vida da comunidade local. O programa adota um modelo de gestão participativa, pelo qual mobilizam-se recursos da sociedade civil em parceria com o poder público local e os setores produtivos.
No Rio Grande do Norte, 11 municípios já implantaram a iniciativa, desenvolvido por meio do Senac. O DEL é um programa executado com base na metodologia alemã que tem como proposta unir os setores atuantes no segmento para trabalharem de forma conjunta na gestão do turismo ou da economia local.
Fonte: Fecomércio RN