Site do Orkut é reativado e fundador promete “novidades”

O assunto do momento agora é um só: Orkut. Criada em 2004 e desativada em 2014, a página da icônica rede social foi reativada na última quarta-feira (27), trazendo expectativas de um retorno inesperado. Quem entrar no domínio orkut.com vai deparar-se com uma carta aberta (em inglês ou português) do fundador da plataforma, Orkut Buyukkokten. Na mensagem, o criador relembra o lançamento da rede há quase duas décadas e como ela virou um ambiente virtual para mais de 300 milhões de usuários.

O texto de Buyukkokten menciona diversas críticas aos discursos de ódio e desinformação que imperam nas redes sociais da atualidade. Mas o desfecho da mensagem não só traz um sentimento de esperança para o mundo, como sugere a possível volta do Orkut.

“Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, disse trecho do comunicado.