Pessoas que permanecem solteiras por toda a vida têm níveis mais baixos de satisfação com a vida e apresentam traços de personalidade diferentes em comparação com pessoas que vivem em relacionamentos. Isso é o que mostra um estudo publicado na revista Psychological Science, divulgado nesta quinta-feira (26).
A pesquisa, que analisou mais de 77 mil europeus acima dos 50 anos de idade, destacou a necessidade de criar redes de apoio que atendam pessoas que não estão em relacionamentos amorosos. “Quando há diferenças, elas podem ser especialmente importantes em pessoas idosas, que enfrentam mais problemas de saúde e financeiros”, afirmou a líder do estudo Julia Stern, da Universidade de Bremen, na Alemanha, em comunicado. “Elas precisam de mais ajuda, e essa ajuda geralmente vem do parceiro.”
O estudo avaliou os solteiros de acordo com os traços de personalidade do “Big Five”, um modelo usado na psicologia que identifica cinco grandes dimensões de personalidade: abertura à experiência, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo.
Fonte: Revista Galileu